Sobre o Curso

Informações Gerais

O SEU FUTURO SÓ DEPENDE DE BOAS ESCOLHAS

Construímos nosso futuro através das escolhas feitas no presente. Tudo que seremos, queremos ou sonhamos, dependem do nosso equilibrio hoje. O Curso de RADIOLOGIA INDUSTRIAL E RADIOPROTEÇÃO é referência em educação no país, com reconhecimento nacional e internacional, o que mostra a importância em fazer a escolha certa.


O QUE É RADIOLOGIA INDUSTRIAL?

Radiologia Industrial significa o uso das radiações ionizantes na área da industria, ou seja, fontes de radiação são utilizadas no controle de qualidade e de processos em indústrias e em serviços de segurança (portos, aeroportos e outros). A energia nuclear vem assumindo um papel cada vez mais importante no cenário nacional, tanto na geração energética (Angra I, II e em breve III e IV), quanto na área de aplicações. O uso das radiações ionizantes em medicina, pesquisa e indústria continua crescendo rapidamente no mundo. Na indústria, a utilização de técnicas nucleares já corresponde a 50% de todas as licenças emitidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para instalações radiativas no país. Um grande número dessas instalações industriais utiliza fontes radioativas em diversas aplicações durante seu processo industrial, tanto em suas linhas de produção quanto no controle da qualidade de seus produtos finais, sendo empregadas nos mais diversos setores como papel e celulose, siderúrgicas, mineração, indústria automobilística, aeroviária e naval, bebidas e também no setor petrolífero, entre outras..


OBJETIVO DO CURSO

O Curso de RADIOLOGIA INDUSTRIAL E RADIOPROTEÇÃO está no mercado desde 2003 e tem como objetivo a Formação em Radiologia Industrial de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, com ênfase em Proteção Radiológica, de forma a cumprir com todas as exigências normativas do CONTER – CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA para a habilitação em Radiologia Industrial, habilitando o profissional a atuar como Técnico de Proteção Radiológica (nível Técnico) ou Substituto do Supervisor de Proteção Radiológica  (comprovando o nível Superior de Tecnólogo em Radiologia)


FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

O curso de RADIOLOGIA INDUSTRIAL E RADIOPROTEÇÃO é único no país. O Curso tem 360 horas e atende integralmente a todos os requisitos definidos na Resolução nº 011/2016 do CONTER e normas da CNEN, entre elas a Resolução CNEN-NN-3.01, CNEN-NE-3.02.  CNEN-NN-6.04 e  CNEN-NN-7.02.


ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional poderá atuar em diversas áreas da Radiologia Industrial, dentre elas: setor de petróleo e petroquímico, papel e celulose, mineração, bebidas, transporte, raios X em aeroportos, raios X em portos (escaneamento de contêineres), metalurgia, eletromecânico, naval, automotivo, siderurgia, irradiação de alimentos, pesquisa, docência, etc.


REQUISITOS

Este é um curso comprometido com a categoria dos profissionais das técnicas radiológicas. Portanto, para realizar o curso é necessário que o aluno seja Técnico ou Tecnólogo em Radiologia formado ou em fase final do curso.


PÚBLICO ALVO

Técnicos e Tecnólogos em Radiologia que tem o objetivo de atuar:
– na área de Proteção Radiológica, Radiografia Industrial, Inspeção de Segurança por Raios X (inspeção corporal com body-scan, inspeção de contêineres em portos, aeroportos), medidores nucleares, perfilagem de poços, técnicas analíticas, irradiação industrial e traçadores radioativos.
– como Substituto do Supervisor de Proteção Radiológica Substituto nos serviços de proteção radiológica das instalações radiativas.


CARGA HORÁRIA

O curso é 100% PRESENCIAL. A carga horária total são de 360 horas, incluindo aulas teóricas, práticas e visitas técnicas.


MATRIZ CURRICULAR
  • Física das Radiações e Interação das Radiações com a Matéria;
  • Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes;
  • Filosofia, Princípios e Objetivos de Radioproteção e Dosimetria; Grandezas e Unidades Dosimétricas; Introdução ao programa ALARA;
  • Equipamentos medidores de Radiação: teoria e Prática;
  • Tópicos  avançados  sobre  a  operação  dos  diferentes  tipos  de  equipamentos emissores  de  radiação  ionizante  e a Proteção Radiológica e Procedimentos técnicos aplicados na prática de Radiografia Industrial Convencional e Digital . Teoria e prática. Ensaios não-destrutivos (ENDs);
  • Tópicos  avançados  sobre  a  operação  dos  diferentes  tipos  de  equipamentos emissores  de  radiação  ionizante   que  são  usados  para  inspeção,  segurança  e  irradiação  no setor Industrial e a Proteção Radiológica aplicada no Escaneamento de contêineres em portos, aeroportos e afins, utilizando Raios X;
  • Tópicos  avançados  sobre  a  operação  dos  diferentes  tipos  de  equipamentos emissores  de  radiação  ionizante  e a Proteção Radiológica aplicada na prática de Medidores nucleares; perfilagem de poços; traçadores radioativos;  técnicas analíticas no setor Industrial;
  • Ética, legislação e normas técnicas:  Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica –  CNEN: NN-3.01; Serviço de Radioproteção – CNEN-NE-3.02; Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Serviços de Radiografia Industrial – CNEN-NN-6.04 (2013); Registro de Operadores de Radiografia Industrial – CNEN-NN-7.02 (2013);   Transporte de Materiais Radioativos – CNEN-NE-5.01; Gerência de Rejeitos Radioativos em Instalações Radiativas – CNEN-NN-8.01 e Norma CNEN-NN-6.02, que dispõe sobre o Licenciamento de Instalações Radiativas; Resolução CONTER 11/2016; NR-32.
  • Inteligência Emocional, Motivação e Empreendedorismo;
  • Tipos   de   materiais,   construção   civil,   eletromecânica   e   processos   de fabricação: soldagens, fundição e forjaria;
  • Cálculos Básicos de Proteção Radiológica;
  • Diferentes tipos de fontes radioativas e a Aplicação da Cultura de Segurança e  Proteção Física das mesmas;
  • Proteção radiológica, plano de emergência e prevenção de acidentes; Acidentes Radiológicos e Atuação em Situações de Emergência;
  • Visitas técnicas.

ESTÁGIO

Quando aplicado, o encaminhamento é feito pelo curso em empresas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. O estágio referente ao curso integral (TURMAS EM JANEIRO E JULHO) é oferecido no Rio de Janeiro.


INSTRUTORES

A coordenação técnica e todos os professores são especialistas na área da radiologia industrial e proteção radiológica (Doutores, Mestres, Supervisores de Proteção Radiológica e Especialistas em Radiologia Industrial).


SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O aluno para ser considerado aprovado, deve atender aos seguintes requisitos, simultaneamente:

1. Aproveitamento do curso: No decorrer do treinamento os alunos serão avaliados por intermédio de provas teóricas e a média final não poderá ser inferior a 70%;

2. Presença: Serão considerados aprovados os alunos com presença superior à 70% da carga horária prevista para o curso.

3. Relatório das visitas técnicas realizadas.

4. Relatório final de estágio: Apresentar Relatório Final de Estágio, conforme modelo entregue ao aluno.


MATERIAL DIDÁTICO

Todo o material didático necessário para as aulas teóricas e práticas são fornecidos pelo curso (Exceto calculadora).


CERTIFICADO

Serão fornecidos aos aprovados 2 (dois) certificados, conforme abaixo:
1- Certificado de Radiologia Industrial, em atendimento a Resolução 011/2016 do CONTER;
2- Certificado de Proteção Radiológica, em atendimento as normas CNEN NN-3.01, CNEN NN-3.02, CNEN NN-6.04 e CNEN NN-7.02.


COORDENADOR DO CURSO

Josilto de Aquino, Ph.D
Doutor em engenharia nuclear (COPPE/UFRJ)
Mestre em Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN)
Especialista em Proteção Radiológica e Segurança Nuclear (IAEA)